PALESTRANTES
Dermeval Saviani
É professor, filósofo e pedagogo brasileiro. É professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor emérito do CNPq e coordenador geral do grupo de estudos e pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR). Dermeval Savian é também o principal idealizador da teoria pedagógica por ele denominada Pedagogia Histórico-Crítica.
Júlia Rocha
Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto, Portugal, bolsista CAPES Doutorado Pleno no Exterior (2015), com reconhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (2012). Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). Desenvolve pesquisa em mediação cultural, pensando a arte/educação realizada em museus como uma prática construtiva e reflexiva e trabalha com formação de professores de Artes Visuais.
Priscila Anversa
É licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas pela UDESC (2009), tem mestrado em Artes Visuais pela UDESC
(2011) e é doutoranda em Artes Visuais também pela UDESC (desde 2019), investigando a formação de professores de Artes Visuais na Educação Infantil. Atua como docente do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes/UDESC) e como curadora pedagógica do Projeto Arquivos Implacáveis Meyer Filho.
Valéria Alvarenga
Doutora e Mestra em Artes Visuais (UDESC). Graduada em Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado/UFPR).Tem experiência com o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior. Tem interesse nas seguintes áreas/temas de pesquisa: formação do(a) professor(a)
de arte, ensino de arte, artes visuais, políticas públicas educacionais e currículo.
Giovana Darolt
Mestra e Doutora em Artes Visuais pela UDESC- área de concentração: Ensino das Artes Visuais. Membro do grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão - CNPq/UDESC e do Observatório da Formação de Professores no âmbito do
Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRA-ARG). Possui licenciatura em Educação Artística - habilitação em Artes Visuais e especialização em Educação: Leitura, Letramento e Literatura. Desenvolve pesquisa na área de formação de professores de artes visuais. Atualmente estuda as repercussões do mercado de arte na formação de professores.
Rosario García Martínez
Licenciada en Historia del Arte por la Universidad de Buenos Aires, con estudios de posgrado sobre Pedagogía y Educación en Flacso Argentina, desarrolla e investiga prácticas institucionales orientadas al diseño de programas de formación y experimentación que proponen formas alternativas de abordar la enseñanza, el aprendizaje y el conocimiento, en colaboración con diversas universidades. Trabajó como asesora de la Dirección Nacional de Museos de la Secretaría de Cultura de la Nación para el diseño del programa de formación a distancia Museos, Formación y Redes dirigido a profesionales de Museos en Argentina, y del Programa a distancia de las Residencias Artísticas 2019 de la Subdirección de industrias Culturales y Artes, de la Dirección de Cultura de Cusco, Perú.Responsable de los Programas Públicos de Fundación Proa.
Paulo César Duarte Paes
Pós-doutorado pela PPGSSPS-Universidade Estadual de Londrina; doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos; mestre em educação e graduado em artes visuais pela Universidade federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: ensino de artes visuais; educação e emancipação humana; socioeducação e redução de danos na educação; e Psicologia Histórico-Cultural com foco em Vigotski.
Jaymini Shah
Doutoranda em Artes Visuais, UDESC; membro do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão, CNPq/UDESC.Mestre em Artes Visuais, UDESC (2016); Bacharel (2001) e Licenciada em Artes Visuais pela UDE Tem experiência profissional na formação de professores e em projetos sociais. Desenvolve trabalhos como ceramista; e realiza proposições artísticas em contextos educativos com educadores e comunidades escolares.SC (2006), Pós-graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal, IFSC (2011).
Angelo Abrantes
possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), Mestrado em
Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente com psicologia da Educação, desenvolvimento humano e educação infantil.
Federico Buján
Doutor em Humanidades e Artes pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), Argentina. Pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pós-doutorado pelo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de la República Argentina (CONICET). É membro do programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação Dispositivos Hipermediales Dinámicos (DHD), Instituto Rosario de Investigaciones en Ciencias de la Educación (IRICE: CONICET-UNR) desenvolvendo pesquisas na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação
aplicadas a contextos educativos e de pesquisa desde uma perspectiva socio-técnica.
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na linha de mídia e conhecimento. Em 2010 realizou Estágio de Pós-doutorado na Universidad de Sevilla/Espanha desenvolvendo pesquisa junto a Escola da Organización Nacional de Ciegos Espanõles. Em 2011 desenvolveu Estágio de Pós Doutoramento na Universidad Nacional Del Arte - IUNA em Buenos Aires, Argentina. Desenvolveu pesquisa junto ao setor educativo do MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. É professora titular do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Noemí Aira
Es Licenciada en Historia del Arte por la Universidad de Buenos Aires. Desde 2013 forma parte del equipo de Educación de Fundación Proa. Primero integró el equipo de Educadoras de sala y participó en este marco del diseño, implementación y evaluación de programas educativos para adultos, escuelas y familias, entre otros públicos. Actualmente se desempeña como Coordinadora en el Departamento, teniendo a su cargo la gestión del equipo de Educadoras y el desarrollo de programas para público adulto. Participó como adscripta de la cátedra de Americano II de la Carrera de Artes de la UBA, realizando tareas generales de documentación e investigación. Tuvo experiencias laborales en galerías de arte y durante varios años en el campo de la publicidad. Ha publicado reseñas y artículos en distintas revistas como Inrockuptibles o La Marea.